segunda-feira, 27 de maio de 2013

O exemplo de Jonas


O primeiro texto que escrevi nesse blogger, a mais ou menos 2 anos atrás, falava sobre decisões. E depois de algum tempo sem postar nada, mas continuando escrever só para mim e para Deus, em minhas anotações diárias, comecei a perceber o resultado de algumas decisões que tomei na minha vida. O interessante de ter anotado algumas coisas, foi que eu pude lembrar o que Deus foi me falando nessa caminhada, o que ele realizou na minha vida e como cheguei até aqui.
O que eu mais amo em Deus é como Ele é simples. E nessa simplicidade esta sempre me acolhendo, conversando comigo e me resgatando quando, eu por minhas misérias e pecados acabo saindo dos seus planos e sonhos pra mim. As vezes até questiono, porque Ele me resgata tantas vezes? Deve ser porque me ama muito e sente minha falta, assim como sinto a d’Ele quando estou tentando viver “sozinha”.
Tive que tomar algumas decisões na minha vida, que sinceramente doeram para serem tomadas, renuncias a serem feitas, tive que “engolir” muito do meu orgulho, tive que obedecer, tive que amar aqueles que me fizeram muito mal, tive que perdoar atitudes dolorosas para mim e principalmente tenho que clamar a misericórdia de Deus para pessoas que “julgo” não terem o direto de recebê-la.
Nossa lendo isso que escrevi, parece que sou meio louca e que sou alguém rancorosa, não é isso, é que esses dias eu resolvi estudar o texto de Jonas, estudar mesmo, e entendi um pouco melhor o contexto deste texto. Pra quem não conhece, sugiro que leia a história pois é de grande aprendizagem. Relembrando o texto, Jonas teve uma missão dada por Deus, que era levar a noticia que Nínive (Capital da Assíria) iria ser destruída por Deus. Porém, Jonas desobedeceu ao Senhor, fugindo para Társis (que era caminho contrario a Nínive), e sabe o porque Jonas fugiu? O real motivo da fuga de Jonas, era porque ele conhecia ao Senhor, e conhecia a sua misericórdia, Jonas tinha medo que se anunciasse ao povo de Nínive eles pudessem ser salvos, porque Nínive  era a cidade do povo opressor que escravizou e oprimiu a cidade a qual Jonas morava, ou seja, Jonas só tinha dentro de si remorso, amargura e tristeza. Você acha que ele queria que Deus salvasse eles? Mas claro que não, se Deus iria destruir, eles é que mereciam mesmo.
Eu fico imaginando, se fosse eu falando com Deus: “- Mas o Senhor não me ama, ta doido é? O Senhor não viu o que eles fizeram com o meu povo??? Nos escravizaram, mataram sem dó nem piedade, e agoora o Senhor vem me dizer que tenho que levar “recadinhos” para eles... Mass nem pensar, to fora, eu vou é pra Társis, lá é mais legal e fica bem longe daquele lugar que nem quero falar o nome.. Pode chamar outra pessoa, EU TO FORA!”
E o que aconteceu? Jonas pega uma carona de barco para fugir da missão, e acaba vendo a fúria de Deus em alto mar, e no final das contas mudou de carona, acabou dentro da barriga de uma baleia, tendo como seu destino final, Nínive. Mas bah!!! Que livre arbítrio que nada, teve que obedecer ao Senhor. E ele escolheu obedecer. Mas mesmo obedecendo, ele desobedeceu, porque Deus falou para ele dar o recado por toda a cidade, e isso demoraria mais ou menos 3 dias de caminhada, e Jonas estava meio brabo, e anunciou só em 1 dia. E aconteceu o que ele não queria, o povo de Nínive escutou a profecia e voltou seus olhos ao Senhor, pediram clemência e misericórdia, e claro, nosso Deus que é só amor livrou a cidade da destruição. Pense só Jonas, cheio de rancor e imagino que ele falava: “Agora não tenho mais sentido na vida, mas nem Deus está do meu lado..” Ele deve ter se lamentado muito, achando que era o dono da razão, e Deus com amor o consola e ainda explica que ama a todos sem distinção.
Se não entende a profundidade, do que estou falando, vamos trazer para a realidade da sua vida. Procura ai nas suas lembranças alguém que te magoou muito, mas muito mesmo, que fez uma marca na sua historia no meu caso tenho exemplos dentro da minha família mesmo ou até colegas de trabalhos antigos, esta ai, achou? Pois é, ai entra a decisão de Jonas, se coloca no lugar. Deus pede para você ir até a esse pessoa e dizer: “- Ou você muda o que vem vivendo, ou Deus irá derramar sobre você a sua fúria!”... Pense, o que você faria?
E o que tudo isso tem a ver com decisão no final das contas?
Muito! Quando decidimos por Cristo, e queremos ser cristãos temos que estar dispostos a viver o que Ele nos prega. Porque religião fora do coração de Deus é mero “social”. Esses tempos atrás escutei de uma pessoa que considero muito na minha vida falar assim: “- mas padre tinha que casar, ter família”. Na hora fiquei sem ação só querendo jogar um balde de água fria na cabeça, pra ver se acorda para realidade. Gente, uma coisa é certa, se você é cristão, é católico e vive essa essência.. Alouuuuu você deve sim seguir o que a igreja construiu em 2.000 anos de existência, se você não acredita, então me desculpe não é Cristão, esta negando sua fé e tudo o que Deus já fez em sua vida. Se você não acredita, porque esta seguindo? Cuidado, para que no julgamento final Cristo não te negue também, apesar, que como Nínive voltou seus olhos para Deus e o reconheceu como seu Senhor, no ultimo minuto, podemos também recorrer a sua misericórdia, por isso que rezo e peço a misericórdia de Deus, o mundo esta precisando.
Por isso, que temos que tomar a decisão de ser ou não de Deus. Temos que ter coragem de servi-lo, e também de conhecer tudo o que Ele já nos deixou durante todos esses 2.000 anos de Igreja, temos a bíblia que é muito mais antiga, temos toda a historia da igreja, dos santos, dos papas, temos o catecismo.. A nossa Igreja é riquíssima, está tudo ao nosso dispor, basta queremos realmente começar a conhecer um pouco por dia, não tudo de uma vez, mas um pouco por dia...
Deus nos ama, nos que por perto. Assim como Jonas, que foi chamado a anunciar a palavra de Deus para salvar todo um povo, somos também chamados por Deus a seguir um novo caminho, um caminho onde temos que aprender e dar valor para cada pessoa, para cada situação, a palavra de Deus. Mesmo sabendo que é difícil, mas tendo a certeza que não é impossível.
Eu quero aprender um pouco por dia, e fiz um propósito de aprender a ser fiel no pouco. Se eu prometi pra Deus que vou rezar o terço todos os dias, vou ser fiel e fazer isso todos os dias. Não adianta se entusiasmar e pegar tudo para fazer, porque quando vemos, não conseguimos fazer NADA, nos decepcionamos e ficamos no marasmo achando que Deus não age em nossa vida. Por isso, uma coisa por vez, “Se formos fiéis no pouco, Deus nos dará muito mais”.
Ah! Decidir por Cristo, foi à decisão mais certa que fiz, mesmo com todas as quedas, não sei mais viver sem Ele...
 Sou muito feliz!

Deus abençoe e Maria te ajude, a chegar ao coração de Jesus!



Isabela Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário